Posted by : Unknown
quinta-feira, 17 de abril de 2014
*Economia da
América Latina
A economia da América Latina é considerada subdesenvolvida, pois grande parte da população ocupa o setor primário. Somente alguns países apresentam significativas parcelas da população economicamente ativa no setor secundário. Mas, é o setor terciário que mais tem crescido em quase todos os países latino-americanos.
![]() | |||
| São Paulo ( Brasil), um dos maiores e mais ricos centros urbanos da região. |
*Economia atual
Recentemente foram realizadas mudanças significativas na agricultura latina que promoveram alterações profundas no espaço e na economia. As mudanças ocorreram em decorrência da inserção de máquinas, tecnologias, implementos, insumos agrícolas (herbicidas, fertilizantes, inseticidas entre outros) e técnicas de manejo, que resultou no aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.
A pecuária ocupa hoje um lugar de destaque, atividade praticada de forma semi-intensiva, são criadas raças bovinas europeias em regiões de clima frio e a raça zebu em áreas de clima tropical.
Outra atividade econômica bastante difundida em praticamente todos os países da América Latina é o extrativismo e a mineração. Existe um grande fluxo comercial desenvolvido internamente entre os componentes latinos, uma vez que há uma dependência em relação a alguns minérios, além da sua exportação para diversos lugares do mundo.
O setor industrial é dividido em indústrias tradicionais e de beneficiamento. Atuam na produção de matéria-prima a partir do beneficiamento de minérios ou produtos agropecuários, incluindo aquelas que produzem bens de consumo, como as tradicionais indústrias alimentícias e têxteis, apesar de alguns países possuírem um setor industrial mais diversificado, que varia desde a indústria de base até a tecnologia de ponta.
As exportações da maior parte dos países da América Latina ainda se apoiam em produtos naturais, cujos preços no mercado internacional oscilam muito, não representando grande aumento de divisas. Um dos fatores que criam sérias dificuldades ao desenvolvimento econômico e à integração social da América Latina é a relativa carência de vias de transporte em boas condições de uso.
*Problemas Sócioeconômicos
Embora os problemas sociais, econômicos e políticos que atingem os países latinos sejam basicamente os mesmos, eles apresentam algumas diferenças que permitem distribuir esses países em quatro grandes grupos.
O primeiro engloba países com graves problemas econômicos, mas sem grandes desníveis sociais.
O segundo reúne países com acentuadas diferenças sociais e econômicas entre o meio rural e o urbano: México, Brasil, Colômbia e Venezuela.
O terceiro enquadram-se países pobres, de estrutura social e econômica arcaica.
O quarto ou são territorialmente minúsculos, apresentando área total muitas vezes equivalente à de um município brasileiro, ou têm população absoluta pequena, geralmente inferior a um milhão de habitantes, ou possuem tudo isso citado.
A totalidade dos países latino-americanos são caracterizados por serem subdesenvolvidos, apesar da ostentação de certas nações por serem industrialmente e tecnologicamente avançados. Quem controla o avanço industrial e tecnológico na grande maioria dos países latino-americanos é o capital transnacional, como é o caso do Brasil, México e Argentina. Mas a economia da maioria dos países da América Latina é a agricultura que se baseia na primitividade de técnicas e numa desigualdade de distribuição de terras, que sempre dá privilégio os grandes proprietários.
.jpg)